Opinião

O Império merece ser estudado sem saudosismo e sem desprezo

Os 67 anos de monarquia tiveram Parlamento, imprensa livre e unidade territorial, mas também escravidão e voto restrito; o aluno precisa ver os dois lados.

Este é um artigo de opinião. Ele reflete as ideias do autor, não necessariamente as da Revista 7 de Setembro.

Ilustração abstrata em estilo de gravura, com rosácea de linhas douradas finas sobre fundo vinho
Imagem provisória, a ser substituída antes do lançamento.Ilustração: Imagem provisória

Em 25 de março de 1824, D. Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Ela vigorou até 1891, por mais tempo que qualquer outra Carta do país. Mesmo assim, o período imperial, de 1822 a 1889, costuma chegar à sala de aula em duas versões caricatas.

Na primeira, o Império é uma era de ouro, de estabilidade e grandes estadistas. Na segunda, foi apenas um regime atrasado e escravocrata, que a República veio corrigir. As duas versões têm algo de verdade. Nenhuma das duas ajuda o aluno a entender o país.

O que o Império construiu

Comecemos pelos méritos, que os documentos mostram. O artigo 179 da Constituição de 1824 garantia a todos o direito de publicar seus pensamentos pela imprensa “sem dependencia de censura”. Quem abusasse responderia na forma da lei.

O Parlamento, com Câmara e Senado, funcionou desde 1826. Ministérios caíam e eleições se repetiam dentro de regras escritas. O país também manteve a unidade territorial, apesar de revoltas provinciais graves, como a Cabanagem, no Pará, e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

O Império também quis conhecer a si mesmo. O Recenseamento Geral de 1872 foi o primeiro censo nacional do país. Ele contou cerca de 9,9 milhões de habitantes.

O que o Império negou

O mesmo censo, porém, registrou cerca de 1,5 milhão de pessoas escravizadas, perto de 15% da população. A escravidão só acabou em 13 de maio de 1888, com a Lei 3.353, de dois artigos. O Brasil foi o último país das Américas a aboli-la.

A cidadania política também era estreita. Pelo artigo 92 da Constituição, não votava quem tivesse renda anual abaixo de cem mil réis. O artigo 94 impedia os libertos de serem eleitores. Em 1881, a Lei Saraiva criou a eleição direta, mas tirou dos analfabetos o direito de votar.

A liberdade religiosa tinha limites. O artigo 5º fazia do catolicismo a religião do Império. As outras crenças só podiam ser praticadas em casa ou em locais “sem fórma alguma exterior do Templo”.

A régua justa

Estudar o Império com rigor é segurar as duas listas ao mesmo tempo. A imprensa livre e a escravidão conviveram no mesmo país, sob a mesma Constituição. Esse convívio é o que precisa ser explicado, e não escondido.

Isso não exige concordar com ninguém. Exige ler as fontes, como o texto de 1824 e a Lei Áurea, ambos disponíveis no portal da Presidência. Exige também comparar o Brasil com outros países da época, e não apenas com o presente.

O que dizem os críticos: Para quem enfatiza a visão crítica, falar em méritos do Império corre o risco de suavizar o essencial. A economia e a política do período dependiam do trabalho escravizado. O voto era restrito pela renda e, a partir de 1881, também pela alfabetização, numa população em que os analfabetos eram maioria. Nessa leitura, a estabilidade imperial foi, sobretudo, a estabilidade de uma elite.

A crítica é justa e deve estar na aula. Mas um aluno que só ouve a acusação, ou só o elogio, sai sem ferramentas. O passado não precisa de advogado nem de promotor. Precisa de quem o explique por inteiro.

Fontes

Temas

  • Império do Brasil
  • Constituição de 1824
  • Escravidão
  • Ensino de História

Nome do Colunista

Colunista (perfil provisório)

Perfil provisório de colunista da seção Opinião. Os artigos assinados refletem as ideias do autor. Substitua antes do lançamento.

Viu um erro nesta reportagem? Avise a redação.