Opinião

Educação cívica precisa de tempo próprio, longe do modelo de 1969

Extinta em 1993, a Educação Moral e Cívica levou junto o espaço para ensinar instituições e direitos; o currículo precisa recuperar esse tempo.

Este é um artigo de opinião. Ele reflete as ideias do autor, não necessariamente as da Revista 7 de Setembro.

Ilustração abstrata em estilo de gravura, com rosácea de linhas douradas finas sobre fundo vinho
Imagem provisória, a ser substituída antes do lançamento.Ilustração: Imagem provisória

Em 12 de setembro de 1969, os três ministros militares que governavam o país assinaram o Decreto-Lei 869. O texto tornou obrigatória a Educação Moral e Cívica (EMC) em todas as escolas, do primário à universidade. No ensino médio, juntou-se a ela a Organização Social e Política Brasileira, a OSPB.

Em 14 de junho de 1993, a Lei 8.663 revogou o decreto. A carga horária e o “objetivo formador de cidadania” das disciplinas passaram a ser incorporados às Ciências Humanas, a critério de cada rede de ensino.

Uma memória ruim, com razão

A má fama da EMC é merecida. O decreto foi editado com base nos Atos Institucionais 5 e 12, e o AI-5 era o instrumento mais duro da ditadura. Entre as finalidades da disciplina estavam “o culto à Pátria” e “o culto da obediência à Lei”. Uma matéria criada nesse ambiente servia mais para disciplinar do que para formar cidadãos.

Faz sentido que ninguém queira de volta aquele modelo. O problema é que, ao enterrar a EMC, o país enterrou também o tempo reservado na grade para explicar como o Estado funciona.

O que se perdeu

Saber como nasce uma lei, o que faz o Supremo Tribunal Federal (STF) ou como pedir um dado público não é ideologia. É ferramenta. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) diz, no artigo 2º, que a educação tem por finalidade o “preparo para o exercício da cidadania”.

Hoje, esse preparo está espalhado. Um pouco cabe à História, outro pouco à Sociologia, e o resto fica para projetos que cada escola decide fazer ou não. Quando um assunto é tarefa de todas as disciplinas, corre o risco de não ser tarefa de nenhuma.

Uma proposta modesta

O caminho não é ressuscitar a EMC, e sim criar algo novo. Bastaria um componente curto, com uma aula semanal em um ano do ensino fundamental e em um ano do ensino médio. O conteúdo seria prático: a Constituição, os Três Poderes, o sistema eleitoral, os direitos do artigo 5º e a Lei de Acesso à Informação.

Esse componente teria duas regras. A primeira: nada de culto. Civismo democrático ensina a conhecer as regras e a discordar dentro delas, não a obedecer sem pensar. A segunda: professores formados para isso, com material aberto ao escrutínio público.

O que dizem os defensores do modelo atual: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata cidadania como tema contemporâneo transversal, que deve atravessar todas as disciplinas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), esses temas são 15, divididos em seis macroáreas, uma delas “Cidadania e Civismo”, com assuntos como educação em direitos humanos e direitos da criança e do adolescente. Para quem defende esse desenho, uma disciplina separada poderia repetir os erros da EMC e apertar um currículo já cheio, e o MEC mantém um programa próprio para apoiar as redes nessa macroárea.

O argumento da transversalidade é sério, mas a experiência mostra seus limites. O que não tem hora marcada na grade costuma perder para o conteúdo da prova. Dar à educação cívica um espaço próprio, plural e sem culto é a forma de cumprir o que a LDB já promete.

Fontes

Temas

  • Educação Cívica
  • Currículo Escolar
  • BNCC
  • Cidadania

Nome do Colunista

Colunista (perfil provisório)

Perfil provisório de colunista da seção Opinião. Os artigos assinados refletem as ideias do autor. Substitua antes do lançamento.

Viu um erro nesta reportagem? Avise a redação.